MASS Design Group foi anunciado como o vencedor do Zumtobel Group Award por seu Hospital Butaro, inovador e eficiente, em Ruanda. Eles triunfaram sobre mais de 230 projetos de 30 países diferentes que concorreram ao prêmio da categoria “Ambiente Construído.” Além disso, o atelier d’architecture autogérée (França) foi selecionado como vencedor da categoria “Pesquisa e Inovação” pelo desenvolvimento de uma estratégia de resiliência urbana conhecida como projeto R-URBAN em Paris.
”Por meio da decisão deste ano, o júri enfatizou o fato de que é preciso uma abordagem global para se fazer avanços realmente sustentáveis no ambiente construído,” disse o membro do Zumtobel Group CEO, Harald Sommerer, que também foi membro do júri de 8. “Estamos particularmente satisfeitos de ver que, este ano, práticas arquitetônicas novas e dedicadas ganharam o prêmio com abordagens que buscavam resolver questões sociais e ecológicas, tanto no mundo industrializado como nos países em desenvolvimento.”
Na categoria de ambiente construído, o grupo norte-americano de prática sem fins lucrativos, MASS Design Group, ganhou o prêmio do Zumtobel Group por seu projeto do Hospital Butaro. Em resposta ao pedido do Ministro da Saúde de Ruanda, o MASS Design Group escolheu uma abordagem multidisciplinar que possibilitou tratar de questões do núcleo da saúde – e infecções hospitalares em particular – na fase de projeto. Em uma estratégia arquitetônica integrada, os arquitetos consideraram a disposição dos edifícios, os percursos de pacientes e funcionários e, acima de tudo, o uso máximo de ventilação natural. A população local foi envolvida no processo de construção e receberam treinamento adequado.
“Este projeto é altamente relevante como um modelo e uma abordagem que pode ser replicado em outras regiões similares onde os recursos são limitados e há um grande risco de infecção. Os arquitetos conseguiram construir uma ponte para as tecnologias inovadoras e um bom atendimento de saúde para uma região rural e pobre. O que é particularmente notável é que este edifício sofisticado foi construído neste ambiente pela mão-de-obra local,” disse o júri. O MASS Design Group foi premiado com € 80,000.
Na categoria de Pesquisa e Inovação, o escritório francês Atelier d’architecture Autogérée (AAA) recebeu um prêmio de € 30,000 por seu projeto integrado de pesquisa R-URBAN em Colombes – um subúrbio socialmente privado na área da Grande Paris. O projeto não só lida com tópicos ecológicos como reciclagem e redução de emissão de carbono, mas também com assuntos sociais como programas de treinamento vocacional e criação de empregos. Com o envolvimento dos residentes locais, três projetos pilotos foram desenvolvidos, com tema em torno da reciclagem e da eco-construção, habitação cooperativa e agricultura urbana.
“R-URBAN é uma intervenção pequena porém pioneira em estruturas urbanas existentes. Neste projeto, os arquitetos do AAA desenvolveram micro-ferramentas diversas com as quais procuraram resolver as grandes questões ecológicas e sociais em um ambiente urbano. Para nós, os três projetos pilotos R-URBAN possuem uma característica inovadora porque se provaram robustos, porque capacitaram os moradores locais e porque ajudaram a revitalizar um contexto urbano negligenciado,” comentou o júri.
A premiação pelo Zumtobel Group foi criada em 2007 com o intuito de “promover humanidade e sustentabilidade no ambiente construído, elogiando a relevância imediata de conceitos consistentes, o envolvimento sistemático das pessoas do local e a natureza replicável dos projetos.”
A cerimônia de apresentação da premiação de 2012 será realizada em Berlim no dia 16 de Novembro de 2012.
Membros do júri de 2012:
- Kunle Adeyemi, Arquiteto e Urbanista / Fundador NLE, Amsterdã (HOL)
- Ute Meta Bauer, Professor Associado no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (Cambridge, EUA)
- Stefan Behnisch, Arquiteto, Behnisch Architekten, de Stuttgart, Munique (ALE), Boston (EUA)
- Yung Ho Chang, Arquiteto, Atelier FCJZ, Pequim (CHI)
- Brian Cody, Presidente do Instituto de Edifícios e Energia, Graz University of Technology (AUT)
- Kazuyo Sejima, Arquiteta, SANAA, Tóquio (JP)
- Winy Maas, Arquiteto, MVRDV, Rotterdã (HOL) Harald Sommerer, CEO Zumtobel Group, Dornbirn (AUT)
- Harald Sommerer, CEO Zumtobel Group, Dornbirn (AUT)